Arquivo X | Guia essencial para entender a série

Uma das séries mais populares e cultuadas dos anos 90 está de volta ao ar: Arquivo X (The X-Files), que retorna com um especial (ou 10ª temporada) de seis episódios, que estreiam hoje (24/01), na Fox americana e amanhã (25/01) na Fox brasileira.

I-want-to-believe-X-Files-UFOCriada por Chris Carter e produzida entre 1993 e 2002, Arquivo X mostrou, ao longo de 9 temporadas, a trajetória de Fox Mulder (David Duchoviny) e Dana Scully (Gillian Anderson), dois agentes do FBI — ele crédulo e ela cética — que são designados para um departamento que cuida de casos misteriosos, os chamados Arquivos X.

A princípio, Arquivo X parecia ser só mais uma das muitas séries procedurais que já ocupavam a grade da TV aberta americana no início dos anos 90. Mas havia um diferencial: era a primeira a incorporar ciência e ocultismo e tratar com seriedade temas até então ridicularizados por outros programas, como o sobrenatural, a paranormalidade e a existência de vida inteligente fora da Terra. Em pouco tempo, o que muitos indicaram ser um potencial fracasso, se tornou um fenômeno da TV, um marco do sci-fi que serve até hoje de inspiração para novas séries.

No Brasil, Arquivo X foi ao ar pelos canais Fox e  Rede Record, que exibiram as nove temporadas da série na versão dublada, com as clássicas vozes de Eduardo Jorge (Mulder – Temporadas 1 e 2), Eduardo Borgerth (Mulder – Temporadas 3 a 9) e Juraciara Diácovo (Scully).

the_x_files_tv_series_2016-2880x1800

A dupla Mulder e Scully foi vista pelo público pela última vez em 2008, no filme ‘Arquivo X – Eu Quero Acreditar‘; além disso, quatorze anos separam a nova leva de episódios, do final da 9ª temporada.  Considerando sua extensão (202 episódios) e que, como em qualquer outro programa, há altos e baixos ao longo de sua brilhante trajetória, concluímos que rever ou assistir pela primeira vez toda a série é um exercício de paciência que  ao qual nem todos estão dispostos. Pensando nisso, separamos uma lista com os 40 episódios essenciais (além dos dois filmes) que merecem serem vistos para uma boa compreensão da mitologia construída em Arquivo X, e que proporcionará uma experiência mais completa para quem decidir assistir aos seis novos episódios!

Vale lembrar que as nove temporadas da série estão disponíveis no Netflix, Claro Vídeo e em DVD. Confiram:

1ª Temporada

2ª Temporada

3ª Temporada

4ª Temporada

5ª Temporada

Filme: Arquivo X: O Filme

6ª Temporada

7ª Temporada

8ª Temporada

9ª Temporada

Filme: Arquivo X: Eu Quero Acreditar



Deixe seu comentário:

Compartilhe: