Oscar 2017 | Ministério da Cultura divulga lista de filmes para disputa

O Ministério da Cultura divulgou na última segunda-feira (5/09) a lista dos 16 filmes nacionais que podem representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria “Melhor Filme Estrangeiro” no Oscar 2017.

aquariusEntre os selecionados,  Aquarius, de Kléber Mendonça Filho, recentemente envolvido em polêmicas políticas; e Chatô, O Rei Do Brasil, primeiro filme dirigido por Guilherme Fontes e que demorou 20 anos para ser concluído após acusações de uso indevido de dinheiro público.

Apontado por alguns críticos como um forte candidato, o inédito Pequeno Segredo, de David Schurmann, também figura na lista, ao lado de outros títulos menos conhecidos, como Nise – O Coração da Loucura, de Roberto Berliner e Campo Grande, de Sandra Kogut.

poster-campo-grande-papo-de-cinema

Vale lembrar que Boi Neon, de Gabriel Mascaro, e Mãe Só Há Uma, de Anna Muylaert,  retiraram sua candidatura em apoio a Aquarius, após as polêmicas envolvendo classificação etária e protestos políticos no Festival de Cannes.

O filme A Hora e a Vez de Augusto Matraga, de Vinícius Coimbra, ficou de fora da seleção por ter sido lançado fora do período exigido pela academia norte-americana, de 1° de outubro de 2015 a 30 de setembro de 2016.

Desde a edição de 1999 da premiação, ocasião em que Central do Brasil, de Walter Salles participou da disputa, o Brasil não consegue incluir uma produção na lista de selecionados para a categoria de “Melhor Filme Estrangeiro”. Em 2008, O Ano em que meus Pais saíram de Férias, de Cao Hamburguer, chegou a ser pré-indicado, mas ficou de fora da seleção final.

O filme escolhido para representar o Brasil na disputa do Oscar 2017 será anunciado no dia 12 de setembro, em cerimônia na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Confira abaixo a lista completa

A Despedida, de Marcelo Galvão
Mais Forte Que O Mundo – A História De José Aldo, de Afonso Poyart
O Outro Lado Do Paraíso, de André Ristum
Pequeno Segredo, de David Schurmann
Chatô, O Rei Do Brasil, de Guilherme Fontes
Uma Loucura De Mulher, de Marcus Ligocki Júnior
Aquarius, de Kleber Mendonça Filho
Nise – O Coração Da Loucura, de Roberto Berliner
Vidas Partidas, de Marcos Schetchman
O Começo Da Vida, de Estela Renner
Menino 23 – Infâncias Perdidas No Brasil, de José Belisario Cabo Penna Franca
Tudo Que Aprendemos Juntos, de Sérgio Machado
Campo Grande, de Sandra Kogut
A Bruta Flor Do Querer, de Andradina Azevedo e Dida Andrade
Até Que A Casa Caia, de Mauro Giuntini
O Roubo Da Taça, de Caito Ortiz.

 



Deixe seu comentário:

Compartilhe: