‘Pequeno Segredo’ é escolhido para representar o Brasil na disputa do Oscar 2017

O Ministério da Cultura (MinC) divulgou hoje (12/09), em um evento na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, a indicação de ‘Pequeno Segredo‘, filme de David Schurmann, como o escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria “Melhor Filme em Língua Estrangeira“.

o-pequeno-segredo

O representante brasileiro foi eleito por uma comissão da Secretaria do Audiovisual (SAV), formada por Adriana Scorzelli Rattes, Bruno Barreto, Carla Camurati, George Torquato Firmeza, Luiz Alberto Rodrigues, Marcos Petrucelli, Paulo de Tarso Basto Menelau, Silvia Maria Sachs Rabello e Sylvia Regina Bahiense.  Segundo Luiz Alberto Rodrigues, a comissão analisou não apenas as qualidades artísticas dos filmes, mas também considerou o que a Academia de Hollywood poderia levar en conta. “A gente considerou essa hipótese: que filme teria maior potencial para seduzir o júri da Academia a escolher como concorrente a filme de língua estrangeira“, disse Rodrigues.

Vale lembrar que o júri da Academia é formado predominantemente por idosos, considerados conservadores e que anualmente costumam selecionar filmes para a categoria que dialoguem com o drama. Filmes de guerra e dramas envolvendo crianças ou sobre o envelhecimento parecem ser os temas favoritos do juri, como podemos observar dente os vencedores dos últimos anos: ‘Amour‘, ‘A Grande Beleza‘,’Ida‘ e ‘Saul Fia‘. Mesmo entre os indicados, poucos são aqueles cujo enredo foge dessa cartilha.

pequeno-segredo-heloisa-schurmann-smallPequeno Segredo‘  é baseado na história real da família Schurmann, que vive ao redor do mundo a bordo de um veleiro, e tem suas vidas transformadas ao receber a menina órfã Kat. A trama é baseada no livro best-seller “Pequeno segredo: A lição de vida de Kat para a família Schurmann” , escrito por Heloísa Schurmann e publicado em 2012. O longa tem no elenco Julia Lemmertz, Maria Flor, Fionnula Flanagan, Marcello Antony, Erroll Shand e Mariana Goulart.

aquarius

Através de seu perfil no Facebook, Kléber Mendonça, diretor de ‘Aquarius‘, atribuiu a escolha de ‘Pequeno Segredo’ à “realidade política do país”.  O diretor e a equipe do filme ganharam notoriedade no Festival de Cannes ao realizarem, no tapete vermelho, uma manifestação política contra o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. O manifesto gerou controvérsias, principalmente após Marcos Petrucelli, um dos membros da comissão da SAV, ter criticado publicamente a atitude de Mendonça e sua equipe, fato que criou polêmica junto ao meio artístico, que chegou a questionar a credibilidade da comissão julgadora e que teve como consequência a retirada das candidaturas de ‘Boi Neon‘, de Gabriel Mascaro e ‘Mãe só há uma‘, de Anna Muylaert, em apoio à ‘Aquarius‘. Após a estréia, o filme passou a sofrer também um boicote por parte de ativistas de direita, mas que não afetou o sucesso do longa desde sua estréia, que já é o segundo filme nacional mais visto em 2016, atrás apenas de ‘Os Dez Mandamentos‘.

Questionados sobre ‘Aquarius’ ter sido preterido na disputa, Silvia Maria Sachs Rabello repondeu que”não foi uma decisão fácil. Não foi uma decisão unânime. Foi uma decisão pelo consenso“.  Luiz Alberto Rodrigues acrescentou que ‘Pequeno Segredo‘  possui “potencial para seduzir” os membros do juri da Academia.

Desde a edição de 1999 do Oscar, o Brasil não consegue incluir uma produção na lista de selecionados para a categoria de “Melhor Filme em Língua Estrangeira” – o último foi ‘Central do Brasil’, de Walter Salles. Em 2008, ‘O Ano em que meus Pais saíram de Férias’, de Cao Hamburguer, chegou a ser pré-indicado, mas ficou de fora da seleção final.

A Academia divulga os semifinalistas em dezembro e os cinco indicados serão anunciados no dia 24 de janeiro de 2017. A 89ª cerimônia de premiação do Oscar acontece no dia 26 de fevereiro de 2017.

Curioso para conhecer o nosso representante? ‘Pequeno Segredo‘ estréia no circuito brasileiro o dia 22 de setembro, distribuído pela Diamond Films Brasil. Confira abaixo o trailer oficial do filme:

 



Deixe seu comentário:

Compartilhe: