Resenha | Jovens de Elite, de Marie Lu

Jovens de Elite é o primeiro de uma série de fantasia ambientada na era medieval e protagonizada por jovens que desenvolvem estranhas cicatrizes e poderes especiais ao sobreviverem a uma febre que dizimou boa parte da humanidade. Entre eles está Adelina, que, após se rebelar contra o destino imposto a ela por seu pai, encontra um novo lar na sociedade secreta Jovens de Elite, vista por alguns como um grupo de heróis, por outros como seres com poderes demoníacos. Heroína ou vilã? Num mundo perigoso no qual magia e política se chocam, Adelina descobre o lado sombrio de seu coração. 

Confessemos, todos nós temos aquele personagem que a gente ama, mesmo sabendo que eles são surtados, problemáticos, querem destruir o mundo e, bem…. Vilões. E, mesmo sabendo tudo isso, sempre conseguimos achar motivos para defender e amar eles. Então, apresento para vocês: Adelina!

Em Jovens de Elite uma doença que se espalhou pelo país e somente algumas crianças vivas, porém marcadas de algum jeito (cor de cabelo, cicatrizes, cor dos olhos). Algumas dessas crianças, porém, desenvolveram habilidades especiais (Controlar um específico elemento da natureza, sentir as energias dos outros, Ilusões etc…) e são chamados de Jovens de Elite, que são caçados pela Inquisição do Rei.

jovens-de-eliteO livro é narrado na primeira pessoa, sob o ponto de vista de Adelina. O mais interessante de tudo é que ela é a personagem principal, mas não é, em momento nenhum, boazinha — por mais que ela tente, um pouco.  Durante o livro acompanhamos mais e mais a escuridão crescendo dentro dela. Isso trabalhado com um bom desenvolvimento do personagem é o formato perfeito para uma história genial, tensa, que te deixa sem ar, além de um final completamente surpreendente.

No começo, eu não esperava muito desse livro. Achei a sinopse legal, mas parecida com outras coisas que eu já tinha lido antes. Eu estava errada. Marie Lu conseguiu construir uma sequencia de acontecimentos e personagens que esmigalhou minhas expectativas e me deixou de boca aberta. O livro é realmente impressionante.

O final me surpreendeu, pois não imaginei que aquilo aconteceria. Claro que, como era de se esperar, ficam questões pendentes de respostas, que devem ser respondidas nos próximos livros da trilogia.

Jovens de Elite é o primeiro livro de uma trilogia, escrita por Marie Lu, a autora da trilogia Legend, e está sendo lançado no Brasil pela editora Rocco. Os direitos do livro foram comprados pela Fox and Temple Hill Entertainment, a mesma produtora responsável pela série de filmes Maze Runner e, recentemente, a autora confirmou que está colaborando com o roteiro do filme. Agora é só esperar por novidades!

Por Cici Novais

Ficha Técnica

Título Original: The Young Elites
Ano: 
2016
Páginas:
299
Tradução: Rachel Agavino
Editora: Rocco – selo Jovens Leitores

Fique por dentro deste e de todos os lançamentos da Editora Rocco. Acesse:

Site: http://www.rocco.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/editrocco
Twitter: https://twitter.com/editorarocco



Deixe seu comentário:

Compartilhe: